Bibiana Fam
Bióloga licenciada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul possui Mestrado e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela mesma universidade. Possui experiência no planejamento e implementação de projetos de pesquisa, manejo de amostras biológicas e práticas de biossegurança. Profissional com experiência em análises moleculares tanto in vitro quanto in silico. Experiência no manejo de banco de dados biológicos, análises de bioestatística e bioinformática com programação em R, python e perl. Experiência em ambiente Linux e Windows. Profissional com experiência na prática docente em nível superior junto à UFRGS, e no contexto da educação básica no ensino de Biologia, Ciências e Matemática junto à Secretaria de Educação do RS.
Bruna Espiño
Graduanda em Biotecnologia. Assistente de pesquisa em proteômica no IQSC-USP.
Mateus Veiga
Pós-graduando em Biofísica (IBCCF/UFRJ), atua utilizando ferramentas da bioinformática estrutural para caracterizar interações proteína-proteína de complexos proteicos da Doença de Alzheimer.
Glenerson Baptista
Bacharel em Ciências Biológicas, com ênfase em Biologia Celular e Saúde, graduado com honra Cum Laude pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Durante o período de 2018 a 2022, desenvolveu atividades de Iniciação Científica com bolsa FAPERJ/UENF no Laboratório de Biologia Celular e Tecidual, focando na identificação de padrões de expressão e atividade de Bombas Iônicas em tumores humanos associados a infecções por HPV. Utilizando abordagens que envolviam ensaios em linhagens celulares, imunofluorescência e bioinformática, visando avaliar o potencial dessas bombas como biomarcadores. Além disso, foi aluno de Aperfeiçoamento I no Programa de Bolsa e Formação em Pesquisa Oncológica no Laboratório de Bioinformática e Biologia Computacional no Instituto Nacional de Câncer (INCA/RJ), onde explorou o mecanismo de regulação gênica pelo fator de transcrição ZNF429 em vias de tumores de ovário. Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Oncologia (PPGO), também no Laboratório de Bioinformática e Biologia Computacional, no INCA, com foco na avaliação da expressão gênica em Câncer de Ovário Seroso de Alto Grau e seu impacto na resistência a terapias.
Infraestrutura
Pedro Augusto
Graduado em Sistemas de Informação (UFPA), mestrando pelo Programa de Pós Gradução em Ciência da Computação (PPGCOMP/UFPA) e membro da RSG-Brazil. Possui experiência acadêmica em genômica comparativa de bactérias e desenvolvimento de banco de dados biológico, além de experiência na área de SRE e DevOps pela JambuLabs Software Studio, com a implementação e manutenção de infraestruturas de Bens Públicos Digitais (Digital Public Goods - DPG) e implementação de infraestruturas para clientes do setor público e privado.
Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com mestrado em Biologia Celular e Molecular (UFPB) e doutorado em Bioinformática (UFMG). Desenvolve trabalhos nas áreas de divulgação científica, genômica comparativa de microrganismos, evolução molecular, imunoinformática, ensino de ciências e biologia e uso da bioinformática como ferramenta pedagógica tanto na educação básica quanto no ensino superior. Lidera o Laboratório de Bioinformática Aplicada a Saúde Única - LaBIASU e o Núcleo de Inovação e Divulgação Científica do Sertão Paraibano - NIDiC. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB Campus Princesa Isabel.
Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como estagiário e pesquisador de iniciação científica no Laboratório de Genômica e Biomarcadores de Tumores (LabGBT), com foco na identificação de biomarcadores da família gênica HOX relacionados à ancestralidade em câncer de próstata. Integra o grupo RSG-Brazil, contribuindo para o projeto RSG-Brazil Podcast. Possui formação técnica em Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).
Ágnis Grefenhagen
Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado em Genética e Biologia Molecular ( PPGBM-UFRGS), analisando variantes em genes de desenvolvimento físico e neural da linguagem em diversas populações. É analista de bioinformática na empresa de ancestralidade, saúde e bem estar Genera. Foi bolsista CNPq durante a iniciação científica, atuando em projetos com ênfase em memória, envelhecimento e epigenética. Tem experiência em neuropsicofarmacologia, epigenética, genética de populações, evolução e bioinformática
Graduanda em Farmácia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui experiência em monitoria nas disciplinas de Bioestatística, Hematologia Clínica, Bioquímica Clínica e Controle Microbiológico de Medicamentos e Correlatos, desenvolvendo habilidades didáticas, laboratoriais e de apoio ao ensino superior. Atualmente desenvolve projeto de iniciação científica voltado à extração e fracionamento de proteínas e peptídeos de Azadirachta indica (Nim), com ênfase na análise das frações proteicas e peptídicas das folhas e na avaliação de suas atividades antimicrobiana e antibiofilme frente a microrganismos de interesse clínico. Já participou de projeto de extensão com atividades de cuidado farmacêutico destinadas a pacientes com doenças hematológicas raras, como Doença Falciforme e Hemofilia, em atendimento no âmbito do SUS. É vice-presidente da Liga Acadêmica de Fisiologia para Farmácia (LAFARM) da UFPI, da qual foi uma das fundadoras, e também atua como integrante do setor de Ensino/Científico da Liga Acadêmica de Microbiologia (LiMicro) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP-USP). Possui interesse nas áreas de microbiologia, farmacologia, bioinformática, oncologia e docagem molecular, com foco em pesquisa e inovação científica.
Alicia Pereira de Morais
Biomédica pela UNIFTC e mestranda pelo PMBqBM na UFBA
Amanda Barbosa
Graduanda em Biomedicina pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador. Atua como Aluna voluntária do Laboratório de Virologia da UFBA. Faz parte da Liga Acadêmica de Ciências Forense (LACF) e da Liga de Virologia (LAVI) do Centro Universitário UniFTC Salvador. Atualmente, é membro do RSG-Brazil, organização estudantil filiada à Sociedade Internacional de Biologia Computacional (ISCB-SC), contribuindo com projetos de divulgação científica e desenvolvimento da Bioinformática no Brasil.
Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Diplomada em Estudos Coreanos pela Universidad del Salvador (Argentina). Desenvolve competências no âmbito acadêmico por meio de atividades de pesquisa e extensão. Atualmente, é aluna de Iniciação Científica no Laboratório de Sinalização Celular de Patógenos, onde atua em linhas de pesquisa relacionadas a tripanossomatídeos. É extensionista no projeto GENÉTICA SAÚDE I-LTDA, no qual desempenha funções voltadas à divulgação e comunicação científica.Possui interesse nas áreas de Biotecnologia, Biologia Molecular e Ciências Ômicas.
Ana Luiza Farias
Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Em 2023, participei do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente, sou estagiária na Zziphus Consultoria e Assessoria Ambiental e voluntária na RSG-Brasil, uma organização estudantil afiliada à Sociedade Internacional de Biologia Computacional (ISCB).
Anderson Luiz Magalhães Júnior
Graduando no curso de Ciências Biológicas, na Universidade Federal de Minas Gerais. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o projeto Organização das comunidades de insetos herbívoros em plantas hospedeiras: o papel da competição interespecífica em habitats estressados, sob orientação do professor Marcilio Fagundes, e participou no período de 01 de agosto de 2019 a 31 de agosto de 2020. Atualmente está vinculado ao Laboratório de Taxonomia, Biodiversidade e Biotecnologia de Fungos, na UFMG, orientado pelo professor Dr. Carlos Augusto Rosa, sendo bolsista pelo INCT
Engenheira de Biotecnologia e Bioprocessos formada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com trajetória acadêmica construída em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Desde 2020, dedicou-se ao Observatório de Inteligência Tecnológica (OBITEC), um projeto estratégico do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da UFCG, atuando como analista de propriedade intelectual. A partir de 2023, trabalhou com biologia estrutural, com foco em modelagem de proteínas e design de peptídeos. Seu último trabalho na graduação envolveu genômica e filogenia de fungo, tendo assim proficiência na análise de grandes volumes de dados e domínio de ferramentas de bioinformática. Atualmente é mestranda em bioinformática na Universidade Federal de Minas Gerais.
Elvira Horácio
Possui graduação em Ciências Biológicas pela PUC Minas, Mestre em Ciências pelo programa de pós graduação em Biologia Computacional e Sistemas e Doutorado em Genética pela UFMG.
Emerson Danzer
Formado em Técnico em Agropecuária, Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Toledo, e atual mestrando em Bioinformática - PPGBioinfo na Universidade Federal de Minas Gerais.
Biomédica e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com foco em bioinformática, biologia computacional e programação aplicada às ciências biomédicas. Possuo experiência em microbiologia, genética, biotecnologia, patologia e escrita científica. Atualmente participo do Curso de Verão em Bioinformática da Universidade de São Paulo (USP) e sou voluntária na Womakers Code, atuando em iniciativas voltadas à educação e tecnologia. Também integro o grupo ISCB-SC RSG Brazil, afiliado à International Society for Computational Biology (ISCB), contribuindo para ações de divulgação e formação em biologia computacional.
Biomédica pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduanda em Ciência de Dados pela Universidade Cruzeiro do Sul. Também é pós-graduanda em Bioinformática. Possui experiência em pesquisa na área de Virologia, com Iniciação Científica concluída no Laboratório de Virologia e Cultivo Celular (LABVICC/IPTSP/UFG), atuando em virologia, biologia molecular e análise de dados biológicos. Integra o comitê educacional da RSG Brazil, contribuindo para iniciativas de formação e engajamento científico. Possui interesse nas áreas de Virologia, Biologia Molecular, Bioinformática e Ciência de Dados.
Bacharelanda em Ciências Biológicas pela UNESP (Bauru) e Técnica em Informática pelo IFSP (Presidente Epitácio), com formação interdisciplinar que integra ciência, tecnologia e educação. Atuação na interface entre pesquisa científica, ensino e divulgação da ciência, com interesse em temas voltados à genômica e bioinformática.
Graduanda em Farmácia na Universidade Federal Fluminense, voluntária da Liga Brasileira de Bioinformática, um grupo acadêmico de fins não lucrativos que apoia o desenvolvimento profissional de estudantes na área de bioinformática da RSG-Brazil. Além de participar do projeto de planejamento e administração estratégica da Farmácia Universitária. (Texto informado pelo autor)
Graduada em Engenharia Biotecnológica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi bolsista de iniciação científica FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e PIBIC/CNPEM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). Atualmente é Assistente de Pesquisa em Biologia Molecular e Sequenciamento de Alto Desempenho (NGS) em uma empresa de Biotecnologia.
Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e atualmente mestranda no Programa de Pós Graduação em Pesquisa Translacional de Fármacos e Medicamentos de Farmanguinhos - Fiocruz. Desenvolve seu trabalho de pesquisa utilizando técnicas de Modelagem Molecular no desenvolvimento de fármacos.
Hugo Oliveira
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria e estudante de mestrado em Modelagem Computacional no Laboratório Nacional de Computação Científica. Durante toda minha graduação realizei IC (PROBIC/FAPERGS) em grupos de pesquisa de bioinformática. Atualmente sou membro do Laboratório de Bioinformática (LABINFO-LNCC) e do Laboratório de Fotobiologia (LabFotoBio-UFSM)
Sou farmacêutica graduada pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pós-graduada em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade Estácio de Sá (ESTÁCIO). Concluí o Mestrado em Farmácia (área de Análises Clínicas) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde desenvolvi pesquisa sobre a microbiota do leite materno de mães de prematuros. Atualmente, sou doutoranda em Farmácia na UFSC, vinculada ao Laboratório de Microbiologia Molecular Aplicada (MiMA/ACL/CCS), com foco na bioprospecção de microrganismos com potencial biotecnológico no contexto da Saúde Única, em parceria com a empresa Biotecnal Ltda. Possuo experiência em microbiologia, biologia molecular, bioinformática, análises genômicas e metagenômicas com amostras ambientais, e sequenciamento de DNA. Minhas atividades incluem o desenvolvimento e a aplicação de técnicas de sequenciamento de alto desempenho para avaliação da diversidade genética microbiana, identificação de biomarcadores e investigação de compostos de interesse biotecnológico. Sou membro do RSG-Brazil, comunidade de estudantes de Bioinformática apoiada pelo Student Council da International Society for Computational Biology (ISCB-SC), dedicada ao fortalecimento da formação e do desenvolvimento profissional na área de Bioinformática e Biologia Computacional.
Bacharel em biomedicina (UFPE), mestre e doutorando em ciências pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz-PE), com especializações em biotecnologia (UNIFESP) e bioinformática aplicada à Saúde (PUC Minas). Atua com bioinformática e biologia molecular aplicadas aos estudos de parasitas, com ênfase em tripanosomatídeos.
Sou estudante de graduação em Biotecnologia na UFBA, com interesse nas interfaces entre biologia molecular, bioinformática, genômica evolutiva e ciência de dados aplicadas à saúde humana e ao meio ambiente. Desenvolvo pesquisa de iniciação científica em pesquisa básica, com foco em evolução molecular e diversidade genética, utilizando organismos marinhos (esponjas) como modelo de estudo, aliando abordagens evolutivas e bioinformáticas para compreender padrões genéticos e processos biológicos fundamentais. Tenho me aprofundado no uso de ferramentas como R e Python para análise de dados biológicos, genômica, bioinformática, modelagem estatística e aplicações de machine learning voltadas à biotecnologia. Minha trajetória é guiada pela busca por soluções que integrem conhecimento técnico, pensamento crítico e impacto social, com foco na inovação responsável e sustentável. Acredito na importância da pesquisa interdisciplinar, do uso ético da inteligência artificial e da colaboração entre academia e setor produtivo.
Técnico em Agronegócio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) Campus Gurupi (20192021), com estágio na Nova Planta Pesquisa e Produção de Mudas Ltda., atuando na micropropagação de orquídeas, dioneias e samambaias. Atualmente, é graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus Gurupi (desde 2022). É bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) (2023), desenvolvendo pesquisas sobre viabilidade e eficiência da produção de bioeletricidade em células a combustível microbianas, com base em análises metagenômicas. Participa como voluntário (2024) na aplicação de pipelines e estratégias de bioinformática em estudos de expressão diferencial de genes e interações proteômicas na resposta ao estresse hídrico em espécies vegetais do Cerrado. Foi monitor nas disciplinas de Cálculo 1 e 2, Geometria Analítica e Métodos Numéricos (20232024). Atua como revisor e produtor de infográficos e conteúdos de divulgação científica no Profissão Biotec (2024). Atualmente, é vice-presidente da Petri Júnior (2025), empresa júnior do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, com atuação em serviços de controle de qualidade, biossegurança e bioinformática.
José Mario Guimarães
Biomédico Analista Clínico, graduado em 2023 pela Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge). Atualmente, estou cursando o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde desenvolvo meu projeto de pesquisa no Laboratório de Pesquisas Clínicas (LAPEC) do Instituto Gonçalo Muniz (IGM), vinculado à FIOCRUZ-BA.
Kassyane Furtado
Mestranda em bioinfomática pelo programa de pós-graduação da Universidade federal de Minas Gerais, bacharel em Biomedicina pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix com especialização em Bioinformática pela Faculdade Unyleya. Atualmente desempenha um papel-chave no processo gerencial e operacional do Biobanco de tumores do Instituto Mário Penna. Em sua função atual, busca mater a qualidade e padronização dos processos do Biobanco, utilizando o REDCap, uma poderosa ferramenta para coleta e gerenciamento de dados em pesquisa clínica, contribuindo para a eficiência e segurança dos estudos de pesquisa. Sua experiência inclui a criação de projetos, desenvolvimento de formulários de coleta de dados com lógica de ramificação, administração de funções e acessos de usuários. Além disso, também trabalha com o NorayBanks, um software que proporciona soluções eficazes e precisas no contexto do gerenciamento de dados e amostras.
Possui graduação em Biotecnologia pela Universidade Federal de Alfenas (2019) e mestrado na área de Genética pelo Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2022). Atualmente é doutorando na área de Genética no Departamento de Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, focando sua pesquisa na análise de complexos Peptídeo-HLA classe II na suscetibilidade à Esclerose Múltipla. Tem experiência na área de Genética, Bioinformática e Biologia Molecular, particularmente trabalhando com tópicos que incluem modelagem de biomoléculas, docking molecular, dinâmica molecular e inteligência artificial.
Estudante de Medicina na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Área de interesse em Bioinformática com ênfase em Autismo e neurodesenvolvimento. Tem experiência em: Toxicologia ambiental, Biodiversidade e genética animal e Biologia molecular.
Lucas Pedroza
Mestrando em Biologia aplicada à saúde. Realiza análise de dados de single-cell RNAseq a fim de estudar o papel de células imunes no microambiente tumoral.
Graduanda em Biomedicina com ênfase em Genética, Bioinformática e Biologia Molecular. Possui experiência técnica adquirida na Polícia Técnico-Científica (Laboratório de Toxicologia), com foco em análises laboratoriais e processamento de amostras. Desenvolve estudos e formação complementar em Bioinformática e análise de dados biológicos, explorando a integração entre ferramentas computacionais e abordagens moleculares para o estudo de processos genômicos e biomarcadores. Tem interesse no desenvolvimento de soluções biotecnológicas voltadas ao diagnóstico e à pesquisa científica.
Matheus Azevedo Bomfim
Bacharel em Biomedicina, especialista em Bioinformática (Unyleya) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada (PPG-BCMA). Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia em Saúde do Instituto Aggeu Magalhães (FIOCRUZ-PE). Possui sólida experiência em biologia molecular e bioinformática, com ênfase no processamento e na análise de dados clínicos e genômicos. Desenvolve pesquisas voltadas à construção de modelos de escore de risco poligênico para câncer de mama e cânceres ginecológicos na população brasileira. Utiliza as linguagens R, Python e Bash para mineração de dados, análises estatísticas e desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquina, visando à identificação de padrões biológicos relevantes para o manejo clínico de pacientes com risco aumentado de câncer e de pacientes vivendo com HTLV (PVHTLV).
Mari Anne Merlotto Meller
É graduanda em Biotecnologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua no desenvolvimento de pesquisas que integram genética molecular à ferramentas computacionais, com foco no aprimoramento de técnicas.
Matheus Fujimura
Graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba (FMVA-UNESP). Mestre em Ciência Animal, com foco em Imunologia, pela Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba (FMVA-UNESP). Atualmente, é doutorando em Ciência Animal, como foco em epigenética. Possui experiência nas áreas de Bioestatística, Imunologia, Biologia Molecular e Bioinformática. Possui interesse em utilizar métodos estatísticos/bioinformáticos para decodificar problemas biológicos, principalmente a interação de ncRNAs com a expressão gênica em animais.
Biomédico formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - Paraná), com habilitação e especialização em microbiologia e biologia molecular (CRBM6-4926). Possuo Mestrado em Microbiologia pela UEL, onde fui bolsista CAPES, e atualmente sou doutorando em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro - Paraná), com bolsa da Fundação Araucária. Além disso, estou cursando um MBA em Ciência de Dados e Analytics na USP/Esalq e também estudando Medicina no Centro Universitário São Camilo (CUSC), em São Paulo.No segundo semestre de 2024, fui selecionado como Embaixador do Nextflow, o que me permite promover e apoiar o uso do Nextflow em workflows de bioinformática. Também atuo como Professor Tutor do curso de Biomedicina EAD no Centro Universitário Guairacá (PR). Minhas atividades acadêmicas e profissionais estão atualmente focadas na ciência de dados, análise de dados e ferramentas de sequenciamento de nova geração (NGS) para o avanço da pesquisa genômica.Ao longo da minha carreira, atuei como Técnico Nível II pela Fundação Araucária no Projeto Genomas Paraná, vinculado ao NAPI Genômica e à Unicentro, em parceria com o Instituto para Pesquisa do Câncer (IPEC) em Guarapuava. Contribuí também como editor e revisor para revistas médicas da Editora Pasteur. Minha formação inclui a participação na Liga Acadêmica de Infectologia Carlos Chagas (LACC) e atuação como monitor na disciplina de Bioquímica no módulo de Propriedades Funcionais do Desenvolvimento Humano do curso de Medicina no CUSC.Foco Atual e Habilidades:- Como Embaixador do Nextflow, busco promover soluções avançadas de workflows em bioinformática.- Desenvolvimento de competências em ciência de dados e análise de dados de alto rendimento, com ênfase em ferramentas NGS.Habilidades Técnicas:SYSADMIN: Administração de Sistemas Linux | Administração de Redes FERRAMENTAS: Nextflow | Snakemake | Docker | Anaconda | GitHub FERRAMENTAS NGS: Annovar | CNVkit | Qiime2 | Kraken | Exomiser PROGRAMAÇÃO: Shell Script | R | Python | Julia | SQL Experiências Adicionais:Atuei como comunicador científico voluntário na Rede Análise COVID e como professor de Química no Cursinho Popular Darcy Ribeiro, refletindo meu compromisso com a educação em saúde pública e acessibilidade.
Graduada em Farmácia (2022) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no Centro de Ciências Exata, Naturais e da Saúde (CCENS) e mestra em Bioquímica (PPGBiq) pela mesma universidade (UFES) no Centro de Ciências da Saúde (CCS) sob orientação da Prof. Dra. Suely Gomes de Figueiredo. Foi bolsista FAPES pelo projeto de pesquisa "Autenticação de açaí utilizando o DNA barcoding" sob orientação da Prof. Dra. Greiciane Gaburro Paneto (2019), e também foi bolsista CNPq pelo projeto de pesquisa "Padronização de técnica de PCR em tempo real para a detecção de Candidatus Liberibacter asiaticus", sob mesma orientação. Atualmente é doutoranda em Bioinformática (PGBIOINFO) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob orientação da Prof. Dra. Raquel Minardi.
Participante de Iniciação Científica no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo projeto de investigação dos efeitos de novos inibidores de histonas desacetilases (HDAC) em modelo de câncer de cavidade oral. O projeto visa avaliar a eficácia de novos inibidores de HDAC, isolados ou em combinação com outras terapias, no tratamento do câncer de cavidade oral.Além disso,estudante de Odontologia na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), buscando integrar conhecimentos teóricos e práticos em odontologia com a pesquisa científica em câncer.Palavras-chave: Iniciação Científica, Câncer de Cavidade Oral, Inibidores de HDAC, Terapias Combinadas, Odontologia.
Roberta Marchesan
Discente do curso de Farmácia na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), atualmente no nono semestre. Participa dos projetos "Detecção de variantes de SARS-CoV-2 por métodos moleculares" e "Sequenciamento de nova geração para detecção de doenças infecciosas" como aluna de iniciação científica do Laboratório de Biologia Molecular e Bioinformática Aplicadas à Microbiologia Clínica (LABIOMIC), e do "Bioinfo fora da bolha" e "Podcast" como voluntária do Regional Student Group Brazil (RSG-Brazil). Além disso, integrou ao Diretório Acadêmico do curso de Farmácia e aos projetos "Que mato é esse?", "Vivências", "Traduzindo ciência" com ações de ensino e extensão.
Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário UNIFEOB (2020). Residência em Clínica Cirúrgica de Grandes animais (2021-2023), Especialização em clínica e cirurgia de Equinos pelo IBVET (2021-2022).Mestre em Ciencias Veterinarias ( Unesp-Jaboticabal). Doutoranda pela Unesp- Jaboticabal.
Veridiana Richter
Atualmente é mestranda bolsista no Laboratório de Biologia Computacional (COMBI-LAB) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e membro da RSG - Brazil (Regional Student Group Brazil), pós-graduanda em Data Science e Informática em Saúde pela UniRitter. Bacharela em biomedicina na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Fez estágio no Laboratório de Biologia Molecular no Hospital Santa Casa de Misericórdia em Porto Alegre, atuando no diagnóstico do COVID-19. Também realizou estágio na área de análises clínicas e controle de qualidade no Fontana Laboratório Clínico em Gravataí. Tem experiência em Biologia Molecular e Celular, com ênfase na técnica de qPCR, e em Análises Clínicas, com destaque em Urinálise e Hematologia.
Yago Dias
Mestrando em Biotecnologia e Biociências pelo Instituto Aggeu Magalhães. Atualmente trabalhando com metagenômica para caracterização viral. Também interessado por elementos endógenos e desenvolvimento de ferramentas.